Atuação e Segmentos

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Áreas de Atuação

O trabalho educativo realizado no Colégio São Geraldo está sustentado pelas diretrizes e leis educacionais, documentos que definem princípios e estratégias pedagógicas adotadas em nossa prática. (LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) e os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)). Assume-se então, para cada segmento do plano educativo oferecido pelo Colégio, os objetivos definidos pela legislação educacional.
  • Educação Infantil

A Educação Infantil tem como eixo norteador o estudo e o cuidado da casa ou das múltiplas casas que habitamos – o corpo, a sociedade e o meio ambiente. Nesse contexto seu foco se dá na(o):

• Formação pessoal e social: é a construção da identidade da criança (auto-conceito) e a conquista da autonomia (auto-confiança).
    • Conhecimento do mundo: refere-se às relações que a criança estabelece com os objetos do conhecimento e a construção das linguagens (linguagem oral e escrita, matemática, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade). As linguagens propiciam, também, à criança uma leitura do mundo e sua inserção na sociedade.
  • Ensino Fundamental Anos Iniciais

O Ensino Fundamental Anos Iniciais – do 1º ao 5º Ano – tem por objetivo a formação básica da criança, orientada no caminho do conhecimento, estimulada a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia, própria para sua idade, interagir com o ambiente externo com atitudes de respeito e solidariedade, tornando-a capaz de fazer a diferença no mundo em sua vida adulta.

• Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental Anos Finais – do 6º ao 9º Ano – tem por objetivo proporcionar ao educando a formação básica, dando-lhe oportunidade de desenvolver-se como pessoa livre e solidária, capacitada a interagir com o meio social e físico em que vive e dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de condições que resultem na melhoria de vida tanto individual quanto social.

• Ensino Médio

O Ensino Médio tem por objetivo formar alunos autônomos, capazes de compreender o mundo físico, social e cultural, não privilegiando somente o acúmulo de informações, mas dando valor também à conscientização crítica do conhecimento construído. Propicia-se ao aluno uma aprendizagem de competências de caráter geral, aptos a assimilar mudanças respeitando as diferenças do ser, do pensar e do agir.

• Concebemos todo o processo de aprendizagem, da Educação Infantil ao Ensino Médio, como resultado desejável de um processo explícito e intencional, sendo o Colégio o lugar aonde ocorrem o ensino e a aprendizagem, cujos objetivos são alcançados por meio de intervenções pedagógicas como:

• Conhecimento prévio: levantamento de hipóteses, dando importância ao pensamento que o aluno dispõe construído nas suas relações sociais.
    • Contextualização: os conteúdos devem ser significativos e funcionais em contextos próximos do cotidiano dos estudantes.
    • Transversalidade: a incorporação de temas como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo são de fundamental importância para a construção da cidadania.
    • Empreendedorismo: deve ser visto como a possibilidade do desenvolvimento de algumas atitudes voltadas para a autonomia moral e intelectual.
    • Sequências didáticas: conjunto de atividades ordenadas e articuladas com intenção da ampliação dos conhecimentos dos educandos.
    • O Colégio São Geraldo foi um ótimo lugar para minha filha começar sua experiência escolar. É acolhedor, seguro e minha filha adora!

Marco Antônio Lima
    • Tenho um filho de 2 anos e outro de 5 anos que estão no colégio há um ano. Não posso te dizer o quanto adoro e aprecio a escola. Todos os professores e funcionários são maravilhosos.

Maria Aparecida Campos
    • Eu tenho que dizer que eu tenho 2 filhas com idades entre 9 e 14 e elas adoram o colégio, os colegas e todos os professores!

Caroline Almeida Santos
  • Inscrições Abertas! Para saber mais...